XP/Ipespe: Lula tem 42% contra 28% de Bolsonaro; petista venceria no 2º turno

 XP/Ipespe: Lula tem 42% contra 28% de Bolsonaro; petista venceria no 2º turno
Compartilhe
Pub - Inferior notícias

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na corrida eleitoral para a presidência da República no ano que vem, segundo pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta quarta-feira (3). A informação é da coluna Radar, da revista Veja.

Na primeira simulação, o Ipespe apresentou uma lista com seis candidatos. Lula aparece com 42%, contra 28% de Jair Bolsonaro. Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PDT), com 11% do eleitorado. Na sequência, João Doria (PSDB), com 4%, Luiz Henrique Mandetta (DEM) 3% e Rodrigo Pachedo (PSD) com 2%).

A pesquisa foi feita de 25 a 28 de outubro, por telefone, com 1.000 entrevistados de todas as regiões do país. A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Na segunda simulação, o instituto apresentou 10 nomes de concorrentes à vaga de presidente no ano que vem: Lula tem 41% das intenções, contra 25% de Bolsonaro. Ciro Gomes (9%), Sérgio Moro (8%), Mandetta (3%), José Luiz Datena (do PSD, com 3%), Eduardo Leite (do PSDB, com 3%), Rodrigo Pacheco (do PSD, com 2%), Simone Tebet (do MDB, com 1%) e Alessandro Vieira (Cidadania, com 0%) completam a lista de postulantes.

Segundo turno

O Ipespe também fez simulações de segundo turno. Na maioria dos cenários em que Lula é mencionado, o petista obtém 50% das intenções. Numa disputa entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente tem 50% contra 32% do presidente. Na disputa entre Lula e Moro, o político vai a 52% e o ex-juiz, a 34%. Se a briga for entre Lula e Ciro, o primeiro vai a 49%, enquanto o segundo, a 29%. A disputa entre o petista e Doria dá 51% a 27% para o primeiro. Lula também tem 50% do eleitorado se disputar o segundo turno com Eduardo Leite, que obtém 28%.

***Bahia.Ba

*Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores