Dose de esperança: confira o número de imunizados contra a covid 19 em Alagoinhas

 Dose de esperança: confira o número de imunizados contra a covid 19 em Alagoinhas
Compartilhe
Pub - Inferior notícias

Foi realizado manhã de terça-feira (19), o início da vacinação contra a Covid-19 em Alagoinhas. O momento histórico foi celebrado pelo prefeito Joaquim Neto que vacinou a primeira profissional de Saúde do município.

A primeira a receber o imunizante na vacinadora há 22 anos, Rita de Cássia. 

A distribuição das primeiras doses marcou o início da primeira fase da vacinação, destinada aos trabalhadores da Saúde que estão na linha de frente na guerra contra o novo coronavírus.

Alagoinhas ganhou destaque no estado por ter sido o primeiro município do interior da Bahia a iniciar a vacinação contra a COVID-19, que aconteceu às 8h39 da manhã, na Secretaria Municipal de Saúde-SAÚDE.

Na sequencia, a equipe de imunização seguiu para o Lar Nova Esperança, onde foram vacinadas 42 pessoas, entre idosos e cuidadores, começando  por duas senhoras de 104 anos: Almira Francisca e Valdelice Pereira da Cruz.

De acordo as informações da secretaria de Saúde do município, passa de 90% a média de vacinados, dentro do público prioritário, com o primeiro lote de vacinas CoronaVac, que chegou a Alagoinhas na última terça-feira (18).

Uma dose de esperança

A população de Alagoinhas sonha com o dia que o município, a Bahia e Brasil serão totalmente imunizados. O número de doses fornecidas aos municípios não é o suficiente para imunização do público alvo da população.

Em um levantamento realizado pelo Poder da Notícia na manhã desta segunda-feira (25), o número de doses da Cornavac recebida pelo município na ultima terça-feira (19), não alcança nem 1% do total de habitantes do município.

As 1.526 doses do 1º lote da Coronavac vacina do laboratório chinês Sinovac, não inumiza nem 1% da população estimada de Alagoinhas.

De acordo com os dados do último senso do IBGE, Alagoinhas tem o número de População total (IBGE/2020): 152 327 habitantes.

O número de vacinas do 1° lote da Coronavac alcança 0,98% de habitantes imunizados, entre eles profissionais de saúde que tem sido o publico alvo desta 1ª fase do Plano de Imunização do Município de Alagoinhas.

O levantamento foi feito baseado nas primeiras doses recebidas do imunizante.

Na tarde de domingo (24), o município foi contemplado com mais 1.240 doses da “vacina de Oxford” AstraZeneca, produzida pela Oxford/Fiocruz. O município recebeu até agora 2.766 doses de imunizantes contra a covid, este é o número total de vacinas de Coronavac e a de Oxford.

Escrito por: Patrícia França

*Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores