Salvador pode ter colapso no sistema de saúde nesta semana

 Salvador pode ter colapso no sistema de saúde nesta semana

Leitos de UTI. Foto: Ilustrativa

Compartilhe
Pub - Inferior notícias

Os hospitais da capital baiana podem atingir a saturação do sistema de atendimento nos próximos dias. A previsão de colapso na rede pública de saúde em Salvador mudou pela quinta vez.

A saturação dos leitos de UTI programada para ocorrer nesta quarta-feira (28), teve uma folga de ontem (26) para hoje (27), e diminuiu de 88% para 78% de ocupação.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dos 263 leitos de UTI na capital, somando a rede municipal e estadual, 223 estão ocupados. Com esses números, a previsão é de que, na quinta-feira (21), faltem leitos de UTI na rede pública de Salvador.

O prefeito ACM Neto tem dito que essa semana é decisiva para evitar o colapso e diminuir a taxa de transmissão. No entanto, não está acontecendo. A taxa de transmissão da doença cresceu de 5,7% para 5,9% nos últimos cinco dias.

Em todo o estado, existem 527 leitos de UTI ativos para tratamento da Covid-19 na rede SUS. Desses, 342 estão ocupados, um pouco mais de 64%.

Os 10 municípios com maior taxa de ocupação hoje são: Jequié, com 100%; Salvador, com quase 85%; Ilhéus, com mais de 80%; Seabra, na Chapada Diamantina, com 66,67%; Porto Seguro, com 60%; Feira de Santana, com 50%; Juazeiro, também com 50%; Itabuna, com 44,4%; Irecê tem 40%; e Camaçari, na região metropolitana, tem 28,57%.

Fonte: Sesab

*Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores