Prefeitura publica novo decreto com medidas restritivas válidas até 21 de abril

 Prefeitura publica novo decreto com medidas restritivas válidas até 21 de abril

Praça José Joaquim Seabra (J.J. Seabra)

Compartilhe
Pub - Inferior notícias

Foi publicado nesta quarta-feira (14), novo decreto que trata sobre medidas de enfrentamento à pandemia, em Alagoinhas. O documento prorroga a vigência do Decreto nº 5.516/2021, até o dia 21 de abril, no entanto, traz algumas alterações.

Pelo novo decreto, restaurantes, lanchonetes e similares poderão realizar atendimentos presenciais até as 20h30, com funcionamento pelo sistema de delivery até à meia noite.

Bares e similares poderão funcionar todos os dias, com atendimentos presenciais até as 19h30.

Academias, similares e quadras de tênis poderão funcionar.de segunda a domingo, até às 20h30, obedecendo aos protocolos de segurança emitidos pela vigilância sanitária

Fica proibida a prática de atividades esportivas coletivas amadoras no prazo de validade deste decreto, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

Também fica vedada a utilização de campos e quadras esportivas em espaços públicos, para prática de atividades de contato, como futebol, basquete, vôlei, assim como está suspenso o funcionamento de quadras, arenas esportivas e clubes de caráter privado.

Durante a vigência do decreto, estão suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins

Somente estão autorizados os eventos exclusivamente científicos e profissionais com público limitado a 50 pessoas.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer até 20h30, desde que sejam adotados o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, instalações físicas amplas, que permitam ventilação natural, e limitação da ocupação ao máximo de 30%  da capacidade do local.

Segue  terminantemente proibida a aglomeração de pessoas em locais públicos e obrigatório o uso de máscaras sobre o nariz e a boca em locais públicos e privados de uso coletivo.

Toque de Recolher

O Toque de Recolher será das 21h às 5h horas do dia seguinte.

A locomoção noturna somente será permitida para ida a serviços de saúde ou farmácia, ou situações em que fique comprovada a urgência, assim como para o deslocamento ao trabalho ou retorno ao domicílio.

A restrição não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do horário estipulado para o Toque de Recolher, de modo a garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências.

Estão excluídos da lista de serviços que devem ser encerrados às 20h30:

– O funcionamento dos terminais rodoviários, bem como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização destas atividades fins;

– Os serviços de limpeza pública e manutenção urbana;

– Os serviços de entrega em domicílio (delivery) de farmácia e medicamentos;

– As atividades profissionais de transporte privado de passageiros;

– Os serviços de delivery de alimentos até às 24h;

– Farmácias;

– Serviços públicos considerados essenciais;

– Serviços de saúde e hospital dia;

Fonte: Prefeitura de Alagoinhas

*Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores