PDN Entrevista: AMA-BA defende inclusão de autistas no grupo prioritário de vacinação contra covid

 PDN Entrevista: AMA-BA defende inclusão de autistas no grupo prioritário de vacinação contra covid

Leonardo Martinez, vice presidente da AMA-BA

Compartilhe
Pub - Inferior notícias

Em entrevista ao Poder da Notícia, na Rádio 95 FM, o vice-presidente da Associação de Amigos do Autista da Bahia, a AMA-BA, Leonardo Martinez discutiu a importância da inclusão de pessoas com autismo no grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19. O ministério da Cidadania fez ontem (12) uma solicitação à Saúde para atender essa demanda.

Na manhã desta quarta (14), Martinez falou sobre o mês de conscientização do Espectro Autista, e sobre o trabalho desenvolvido pela AMA-BA.

Um dos pontos reforçado durante a entrevista, foi a cobrança do poder público a celeridade para inclusão dos Autistas no Plano Nacional de Imunização contra a Covid 19.

“Nós sabemos que existe o clamor de toda a sociedade para vacinação. Mas nós fizemos questão de demonstrar a pertinência técnica do nosso pedido. Precisamos demonstrar o preenchimento dos requisitos, o primeiro deles é a possibilidade maior de infecção”, disse Leonardo.

Segundo ele, pessoas com autismo se encaixam nesse critério: “No relatório, profissionais atestaram tecnicamente através de parecer tudo que eu estou resumindo para vocês. Por questões comportamentais e sensoriais pessoas com autismo têm mais chances de se infectar porque levam muito a mão nos olhos, na boca e no nariz. Elas não tem muita noção de autocuidado, isso facilita a infecção pela covid”, disse.

Leonardo contou ainda que essa questão comportamental já foi reconhecida pelas autoridades ao não incluir pessoas com autismo na obrigatoriedade de uso da máscara.

Confira a entrevista completa no Podcast publicado no site.

*Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores